BABEL
Consegui, finalmente, encontrar tempo para a ver mais uma narrativa fragmentada do cineasta Alejandro Gonzalez Iñárritu (o nome, impronunciável, é digno do título...). Um filme que reflecte bem alguns dos problemas de incomunicabilidade com que o mundo actual se debate. E as consequências violentas desse diálogo de surdos. Os Estados Unidos aparecem como a imagem de um império que se desmorona diante dos nossos olhos.
O trailer está aqui.
Caeiro, também aqui, é o mestre. Este blogue é mantido por Possidónio Cachapa e todos os que acham por bem participar. A blogar desde 2003.
26 de janeiro de 2007
VIVER DE TRÁS PARA A FRENTE
Encontrei este texto na net. Além de ter alguma graça, faz sentido:
"I want to live my next life backwards:You start out dead and get that out of the way.Then you wake up in an old age home feeling better every day. Then you get kicked out for being too healthy.Enjoy your retirement and collect your pension.Then when you start work, you buy a mansion on your first day.You work 40 years until you're too young to work.You get ready for High School: drink alcohol, party, and you're generally promiscuous.Then you go to primary school, you become a kid, you play, and you have no responsibilities.Then you become a baby, and then... You spend your last 9 months floating peacefully in luxury, in spa-like conditions - central heating, room service on tap, and then...You finish off as an orgasm."
Encontrei este texto na net. Além de ter alguma graça, faz sentido:
"I want to live my next life backwards:You start out dead and get that out of the way.Then you wake up in an old age home feeling better every day. Then you get kicked out for being too healthy.Enjoy your retirement and collect your pension.Then when you start work, you buy a mansion on your first day.You work 40 years until you're too young to work.You get ready for High School: drink alcohol, party, and you're generally promiscuous.Then you go to primary school, you become a kid, you play, and you have no responsibilities.Then you become a baby, and then... You spend your last 9 months floating peacefully in luxury, in spa-like conditions - central heating, room service on tap, and then...You finish off as an orgasm."
23 de janeiro de 2007

ESTÁ A CHEGAR O CORVO
Como de costume, por esta época ando às voltas (e o resto da equipa, igualmente) com a selecção de curtas do IndieLisboa. Já nem me dou ao trabalho de dizer que este ano ainda vai ser maior e mais variado do que nos anos anteriores. Quem quiser saber mais vá aqui.
E agora se me dão licença tenho ali uma pilha de filmes suecos à espera de ser visionada...
22 de janeiro de 2007
PROJECTO GUTENBERG
Já está disponível em português, O Projecto Gutenberg, a mais antiga biblioteca electrónica do Mundo, na Internet. Segundo me informou o Ricardo F. Diogo: "Os milhares de livros-e disponibilizados gratuitamente no PG são produzidos por voluntários de todo o Globo, sozinhos ou no sítio de revisão colectiva Distributed Proofreaders.A nova versão pretende aumentar as taxas de literacia e a produção de livros electrónicos gratuitos no Mundo de Expressão Portuguesa.Espera-se, dentro de uma década, ocupar a terceira posição no número de obras em línguas europeias. Um objectivo ousado, que depende da capacidade de mobilização de toda a Comunidade Lusófona. Qualquer pessoa pode ser um voluntário. Apenas precisa de um livro velho. E de amor pelas Letras em Língua Portuguesa. Mais pormenores nesta página."
Eu já visitei e fiquei cheio de vontade de descarregar alguns dos melhores textos produzidos ao longo dos séculos em língua portuguesa. Recomendo que façam o mesmo
Já está disponível em português, O Projecto Gutenberg, a mais antiga biblioteca electrónica do Mundo, na Internet. Segundo me informou o Ricardo F. Diogo: "Os milhares de livros-e disponibilizados gratuitamente no PG são produzidos por voluntários de todo o Globo, sozinhos ou no sítio de revisão colectiva Distributed Proofreaders.A nova versão pretende aumentar as taxas de literacia e a produção de livros electrónicos gratuitos no Mundo de Expressão Portuguesa.Espera-se, dentro de uma década, ocupar a terceira posição no número de obras em línguas europeias. Um objectivo ousado, que depende da capacidade de mobilização de toda a Comunidade Lusófona. Qualquer pessoa pode ser um voluntário. Apenas precisa de um livro velho. E de amor pelas Letras em Língua Portuguesa. Mais pormenores nesta página."
Eu já visitei e fiquei cheio de vontade de descarregar alguns dos melhores textos produzidos ao longo dos séculos em língua portuguesa. Recomendo que façam o mesmo
CIMA DA LEI
Ao escutar o repugnante depoimento do chefe do sindicado dos juízes, defendendo a sentença de seis anos de prisão para o pai adoptivo que recusou entregar a filha ao desconhecido pai biológico (que por sinal, de acordo com as imagens televisivas, mora num belo tugúrio...), voltei a comprovar que esta classe se considera acima da vida real. Um casal que crie uma criança não pode ser considerado como família, apesar do consentimento da mãe biológica, se não tiver passado pelo calvário do processo de adopção. Não interessa se provaram amar e respeitar este novo filho. O que conta é o acto de parir e a bênção de homens e mulheres que vivem de acordo com o que está escrito em livros. Por isso, as cadeias estão cheias com gente que de toda a evidência deveriam ter tido outro destino. E também por isso, continuarão a aparecer bebés no lixo, crianças torturadas por mães jovens e impacientes e outras abusadas por famílias perfeitamente legitimas.
Não sei se o sentimento que toda esta ?legitimidade? me provoca poderá ser classificado de ?anarca?. Mas que me mete nojo partilhar o mundo com esta gente, mete...
Ao escutar o repugnante depoimento do chefe do sindicado dos juízes, defendendo a sentença de seis anos de prisão para o pai adoptivo que recusou entregar a filha ao desconhecido pai biológico (que por sinal, de acordo com as imagens televisivas, mora num belo tugúrio...), voltei a comprovar que esta classe se considera acima da vida real. Um casal que crie uma criança não pode ser considerado como família, apesar do consentimento da mãe biológica, se não tiver passado pelo calvário do processo de adopção. Não interessa se provaram amar e respeitar este novo filho. O que conta é o acto de parir e a bênção de homens e mulheres que vivem de acordo com o que está escrito em livros. Por isso, as cadeias estão cheias com gente que de toda a evidência deveriam ter tido outro destino. E também por isso, continuarão a aparecer bebés no lixo, crianças torturadas por mães jovens e impacientes e outras abusadas por famílias perfeitamente legitimas.
Não sei se o sentimento que toda esta ?legitimidade? me provoca poderá ser classificado de ?anarca?. Mas que me mete nojo partilhar o mundo com esta gente, mete...
17 de janeiro de 2007

COISAS DE NORTE E SUL
Já o disse, mas repito: gosto do Norte do nosso país. Do resto de autenticidade que perdura. Não sei se é da pedra ou do frio ou do cheiro intenso do iodo nas praias com nevoeiro, mas ainda resta ali qualquer coisa.
Para um homem do sul, esta ideia não está mal. Na verdade, o que eu gosto é do melhor deste país: do mar dos Açores e da vegetação nas praias do Alentejo; da comida de Trás-os-montes e do Minho, do pão de Mafra e da Vidigueira. E, mais ao longe, do Portugal imaginário e amado que vive no coração dos nosso emigrantes.
CAVACO COM O GANGES À CINTURA
O nosso Cavaquito e a sua Maria lá foram à Índia. Carregadinhos de patrões, os proprietários (ex?) da vivenda Mariani para lá andam cheios de confiança em dar lições financeiras ( e de poesia, no caso da nossa primeira dama) aos indianos. Pena que estes estejam a crescer a uma taxa de 7,5% ao ano, enquanto nós marcamos passo.
E a cultura também foi bem representada, na figura de uma fadista que cantm êxitos da Tonicha mas atirando a cabecita bem penteada para trás. Estou a dizer isto, mas acho bem que o casal a leve, em sinal de agradecimento. Afinal, enquanto mandatária para a juventude, foi uma das pessoas que os meteram em Belém.
O nosso Cavaquito e a sua Maria lá foram à Índia. Carregadinhos de patrões, os proprietários (ex?) da vivenda Mariani para lá andam cheios de confiança em dar lições financeiras ( e de poesia, no caso da nossa primeira dama) aos indianos. Pena que estes estejam a crescer a uma taxa de 7,5% ao ano, enquanto nós marcamos passo.
E a cultura também foi bem representada, na figura de uma fadista que cantm êxitos da Tonicha mas atirando a cabecita bem penteada para trás. Estou a dizer isto, mas acho bem que o casal a leve, em sinal de agradecimento. Afinal, enquanto mandatária para a juventude, foi uma das pessoas que os meteram em Belém.
ALGUÉM QUE ADOPTE A JUSTIÇA...
Provavelmente terá sido por uma questão formal, o desfecho do caso de Torres Novas. A juíza deve ter sido forçada pela forma como o caso se apresentava a proferir aquela sentença. Passa assim a ser necessário retirar uma criança aos seus pais afectivos, para a entregar a um pai biológico que nunca lhe pôs a vista em cima. Isso já aconteceu antes. O valor do "sangue" a sobrepor-se ao do afecto. A condenação a seis anos de prisão por "sequestro" é ridícula. Digna dos actos mais emblemáticos da nossa magistratura...
Enfim, cada país tem a justiça que merece.
Provavelmente terá sido por uma questão formal, o desfecho do caso de Torres Novas. A juíza deve ter sido forçada pela forma como o caso se apresentava a proferir aquela sentença. Passa assim a ser necessário retirar uma criança aos seus pais afectivos, para a entregar a um pai biológico que nunca lhe pôs a vista em cima. Isso já aconteceu antes. O valor do "sangue" a sobrepor-se ao do afecto. A condenação a seis anos de prisão por "sequestro" é ridícula. Digna dos actos mais emblemáticos da nossa magistratura...
Enfim, cada país tem a justiça que merece.
UM PROF PARA TUDO
Por já ter visto a aplicação noutros países tenho algumas dúvidas sobre esta ideia semi-peregrina de prolongar o professor único na sala de aula até ao 6º ano. E o que se lhes pedirá em mestrados para ensinar as criancinhas raia as provas de entrada nos Comandos... Vamos lá a ver se o programa dos miúdos que acompanhará a "mudança radical" também se preocupará com coisas desaparecidas como a responsabilização pelos actos praticados, o respeito pelas diferenças e a tomada de consciência de que toda a recompensa é precedida de esforça honesto...
Por já ter visto a aplicação noutros países tenho algumas dúvidas sobre esta ideia semi-peregrina de prolongar o professor único na sala de aula até ao 6º ano. E o que se lhes pedirá em mestrados para ensinar as criancinhas raia as provas de entrada nos Comandos... Vamos lá a ver se o programa dos miúdos que acompanhará a "mudança radical" também se preocupará com coisas desaparecidas como a responsabilização pelos actos praticados, o respeito pelas diferenças e a tomada de consciência de que toda a recompensa é precedida de esforça honesto...
16 de janeiro de 2007
GRANDES QUALQUER COISA
Depois de ter visto um burro a tocar violino (citando um antigo amigo) já nada parecia poder supreender-me. Mas afinal, vejo a ministra da (cof, cof) educação de Santana Lopes nomeada como uma das "Grandes Portuguesas", à frente da Paula Rego e da Vieira da Silva... Como nunca vi a senhora ao vivo, só me resta pensar que ela terá mais de 1, 90m. Tirando isso, não estou a ver a possibilidade de grandeza. Oh, valha-me o divino!
Depois de ter visto um burro a tocar violino (citando um antigo amigo) já nada parecia poder supreender-me. Mas afinal, vejo a ministra da (cof, cof) educação de Santana Lopes nomeada como uma das "Grandes Portuguesas", à frente da Paula Rego e da Vieira da Silva... Como nunca vi a senhora ao vivo, só me resta pensar que ela terá mais de 1, 90m. Tirando isso, não estou a ver a possibilidade de grandeza. Oh, valha-me o divino!
11 de janeiro de 2007
PESSOAL E TRANSMISSÍVEL
O Carlos Vaz Marques é um bom profissional da rádio.
Teve a simpatia de ler e de me perguntar coisas sobre o RIO DA GLÓRIA.
Para os interessados, aqui fica o link.
O Carlos Vaz Marques é um bom profissional da rádio.
Teve a simpatia de ler e de me perguntar coisas sobre o RIO DA GLÓRIA.
Para os interessados, aqui fica o link.
10 de janeiro de 2007
ABRE O GUARDA-CHUVA!
Consta que um prédio na martirizada Quarteira se inclina para o suicídio. Ganhou o nome de "Torre de Pisa de Quarteira", por ter um afastamento (ou aproximação ao solo) de 30cm.
Interrogado sobre as medidas a tomar, o presidente da cãmara explica que os proprietários vão ser intimados a fazer obras de recuperação e como o prédio é recente estes, por sua vez, devem pedir responsabilidades ao construtores. Quanto aos fiscais que deveriam ter avaliado a consistência do solo e se os materiais de construção propostos tinham sido respeitados, nem uma palavra. A incompetência (e eventual corrupção) é para esquecer. Quem vier atrás que apague a luz.
Consta que um prédio na martirizada Quarteira se inclina para o suicídio. Ganhou o nome de "Torre de Pisa de Quarteira", por ter um afastamento (ou aproximação ao solo) de 30cm.
Interrogado sobre as medidas a tomar, o presidente da cãmara explica que os proprietários vão ser intimados a fazer obras de recuperação e como o prédio é recente estes, por sua vez, devem pedir responsabilidades ao construtores. Quanto aos fiscais que deveriam ter avaliado a consistência do solo e se os materiais de construção propostos tinham sido respeitados, nem uma palavra. A incompetência (e eventual corrupção) é para esquecer. Quem vier atrás que apague a luz.
9 de janeiro de 2007
O NÃO-MOVIMENTO
Basta olhar para os protagonistas dos diversos movimentos, para as frases escritas a rosa em outdoors municipais para perceber que a futura liberdade de escolha não é nem um direito adquirido, nem está ao alcance de todos.
Por outro lado é bom ver como os homens, sobretudo banqueiros (absolutamente sem ligações aos grupos religiosos ou apreço pelo cilício) se interessam pelas questões das mulheres... Gente com tanta vontade de proteger o sexo fraco... Mais generosidade deste género só na Arábia Saudita.
Basta olhar para os protagonistas dos diversos movimentos, para as frases escritas a rosa em outdoors municipais para perceber que a futura liberdade de escolha não é nem um direito adquirido, nem está ao alcance de todos.
Por outro lado é bom ver como os homens, sobretudo banqueiros (absolutamente sem ligações aos grupos religiosos ou apreço pelo cilício) se interessam pelas questões das mulheres... Gente com tanta vontade de proteger o sexo fraco... Mais generosidade deste género só na Arábia Saudita.
JOÃO PINTO 2
Se ainda houvesse alguma esperança na existência de um pingo de vergonha no mundo do futebol, o resultado da telenovela abaixo mencionada é gritantemente elucidativo. O senhor aceitou que as suas declarações anteriores eram falsas DEPOIS de saber que o a sua dívida (mais de 600 mil euros) estava fora do alcance dos contribuintes.
Tudo relativemente dentro da "legalidade". Claro que se um de nós, cidadãos de baixo e médio rendimento, dever 50 cts às Finanças seremos perseguidos com cartas registadas, processos e penhoras.
A não ser que tenhamos advogados espertalhões, claro.
Se ainda houvesse alguma esperança na existência de um pingo de vergonha no mundo do futebol, o resultado da telenovela abaixo mencionada é gritantemente elucidativo. O senhor aceitou que as suas declarações anteriores eram falsas DEPOIS de saber que o a sua dívida (mais de 600 mil euros) estava fora do alcance dos contribuintes.
Tudo relativemente dentro da "legalidade". Claro que se um de nós, cidadãos de baixo e médio rendimento, dever 50 cts às Finanças seremos perseguidos com cartas registadas, processos e penhoras.
A não ser que tenhamos advogados espertalhões, claro.
4 de janeiro de 2007
REFORMAS
No mesmo dia em que o jogador João Pinto lá foi meter os pés pelas mãos e dizer que se calhar era capaz de ter recebido alguma coisinha (tipo 400 mil contos) sem dizer nada ao fisco, que é a gente por interposta pessoa, os jogadores ameaçam com greve se não forem para a reforma aos 30 anos. O desgaste rápido e tal. Este governo não tem mesmo sentimentos para com os nossos deuses intocáveis. E a argumentação de que existem centenas de profissões que também poderiam pretender o mesmo tratamento não colhe. Primeiro, porque se trata de FUTEBOL (vénia prostrada), segundo, porque não se pode tratar toda a gente bem... Deviam ficar quietinhos e deixar futebolistas e deputados ir descansar quando se vissem cansaditos.
Falta de sensibilidade, pá!
No mesmo dia em que o jogador João Pinto lá foi meter os pés pelas mãos e dizer que se calhar era capaz de ter recebido alguma coisinha (tipo 400 mil contos) sem dizer nada ao fisco, que é a gente por interposta pessoa, os jogadores ameaçam com greve se não forem para a reforma aos 30 anos. O desgaste rápido e tal. Este governo não tem mesmo sentimentos para com os nossos deuses intocáveis. E a argumentação de que existem centenas de profissões que também poderiam pretender o mesmo tratamento não colhe. Primeiro, porque se trata de FUTEBOL (vénia prostrada), segundo, porque não se pode tratar toda a gente bem... Deviam ficar quietinhos e deixar futebolistas e deputados ir descansar quando se vissem cansaditos.
Falta de sensibilidade, pá!
2 de janeiro de 2007
E HÁ DO OUTRO LADO DO ANO...
Na verdade, o que eu quero dizer mesmo é que se dermos o nosso melhor (o melhor mesmo, não a nota mais forte ou mais agressiva) se a meia-dúzia de não-alienados (ou que lutamos por isso) nos unirmos, poderemos melhorar as coisas. Isto é, escrevermos coisas com interesse, pintarmos bons quadros, contribuir para que a justiça nos tribunais onde trabalhamos funcione de forma mais justa, recebermos nas repartições públicas o público com mais humanidade e vontade de ajudar, nos hospitais e clínicas tratarmos os que sofrem como pessoas... que sofrem, então, 2007 será melhor do que 2006. Mesmo que a maior parte do país e do mundo tussa com desagrado e nos agite o punho na cara :)
Bom ano, amigos!
Na verdade, o que eu quero dizer mesmo é que se dermos o nosso melhor (o melhor mesmo, não a nota mais forte ou mais agressiva) se a meia-dúzia de não-alienados (ou que lutamos por isso) nos unirmos, poderemos melhorar as coisas. Isto é, escrevermos coisas com interesse, pintarmos bons quadros, contribuir para que a justiça nos tribunais onde trabalhamos funcione de forma mais justa, recebermos nas repartições públicas o público com mais humanidade e vontade de ajudar, nos hospitais e clínicas tratarmos os que sofrem como pessoas... que sofrem, então, 2007 será melhor do que 2006. Mesmo que a maior parte do país e do mundo tussa com desagrado e nos agite o punho na cara :)
Bom ano, amigos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)